Etimologia de Calidioscópio

11:00 Lidia Correia 0 Comments



Para definir a origem e perceber o significado de Calidioscópio teremos que investigar os primórdios de Caleidoscópio, substantivo masculino, de origem Grega,


ca·lei·dos·có·pi·o
(grego kállos, beleza + eîdos, o que é visto, forma + -scópio)


1. Aparelho de física, para obter imagens em espelhos inclinados, e que a cada momento apresenta combinações variadas e interessantes.


2. Conjunto de coisas que se sucedem, mudando.


"caleidoscópio", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


Um Caleidoscópio reflete a luz, todas as cores e formas se interagem umas com as outras, refletindo-se e criando um padrão.


ca·li·dios·có·pi·o
(caleidoscópio + lídia)


1. Aparelho metafórico, Caleidoscópio de memórias.
2. Conjunto de coisas que se sucedem, mudando, na vida da sujeita, neste caso, a autora do presente texto, neste caso Lídia.


"calidioscópio", in Etimologia de Calidioscópio [em linha], 2017-infinito, http://calidioscopio.blogspot.pt/
[consultado em 25-01-2017].


Calidioscópio, deriva semânticamente da palavra Caleidoscópio.

Calidioscópio
O Caleidoscópio Metafórico


Se substituirmos luz, forma, cor de um Caleidoscópio para memórias, estas irão interagir umas com as outras de forma similar e refletem-se para representar o indivíduo como um todo : todas as pequenas coisas que fez na vida, todas as boas ideias, todas as más, a mãe, pai, irmão, amigo, conhecido, amigos imaginários... Cada peça de arte criada, todas as emoções alguma vez sentidas, cada pulsação do coração que tilintam sobre ondas electromagnéticas. Um indivíduo multidimensional, que existe em infinitos números de lugares ao mesmo tempo, que adquire aprendizagens e evolui- criando uma frequência única, insubstituível e irrepetível que se propaga no cosmos.


Um Caleidoscópio de memórias pode ser qualquer um de nós.


Um Calidioscópio... bem, um Calidioscópio é a Lídia.

0 comentários: