EVS | Criatividade com os pequerruchos

05:30 Unknown 8 Comments



Se me disessem há um ano que trabalhar com crianças iria fazer parte do meu dia-a-dia, o mais provável seria rir-me às gargalhadas, se me disessem que seria com crianças polacas, dispararia de imediato um "Lel" num tom sarcástico, que é como quem diz, "Caramba, essa ideia é tão parva que nem me vou esforçar para dizer mais do que uma sílaba".
Ora toma, Lídia, para aprenderes a nunca dizer nunca.


Algumas das minhas funções pelo centro passam por ajudar a coordenar, juntamente, com a Ewa e com o João cerca de uma hora semanal de workshops de criatividade com crianças que têm maioritáriamente entre 4 e 7 anos. 

Ao todo, já contámos 3 workshops.
À medida que as semanas vão passando, sinto-me cada vez menos um peixinho fora de àgua e um bocadinho mais confortável naquela que não é, de todo, a minha zona de conforto. Note-se, um bocadinho... que isto de lidar crianças tem muito que se lhe diga!


Não vou mentir, o primeiro impacto pode ser assustador. É impossível não hiperventilar quando se vê um grupo de dez crianças a entrar pela porta, que não nos conhecem de lado nenhum. Tentar prever qual será a reacção delas à nossa presença pode ser aterrador e muita coisa pode correr bem mas muita pode correr mal. É aqui que surge o apoio fundamental de Ewa, que para além de traduzir os diálogos entre nós e as crianças, é quem nos aconselha e ajuda no planeamento e no decorrer dos workshops.

Apesar da língua ser uma barreira entre nós , acaba também por ser o que nos une, porque ambos estamos a dar os primeiros passos numa nova língua: nós no polaco, eles no inglês...
Fiquem orgulhosos, já sei algumas cores e animais em polaco! E tudo graças a estes workshops e aos jogos que temos a vindo desenvolver. Não sei quem fica mais entusiasmado em nos ver a dar uns toques no polaco, se nós ou  eles!

Decorar nomes pode ser complicado, decorar nomes em polado é um desafio (principalmente no início) mas, desafio aceite e atrevo-me a dizer que superado!

Algumas das atividades realizadas durante os workshops. Na primeira foto, na véspera de S.Valentim fizémos corujas amorosas. Alusivamente à partida das cegonhas da Polónia, umas belas de umas cegonhas super engraçadas. Esta semana, foi a vez dos pinguins gorduchos. Porquê? Porque são adoráveis! É preciso melhor motivo?

Foram só 3 workshops de muitos que estão para vir, e acredito que quando a conta for maior vou ter um saco cheio de histórias para contar, e umas quantas barrigadas de gargalhadas.

E os jogos que se jogava nas festas de aniversário e nos intervalos de almoço da escola?
Não perderam a piada!

8 comentários:

  1. Acho fantástico esse trabalho que desenvolves com as crianças. Estagiei com crianças com necessidades especiais e foi uma experiência incrível :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes achamos que somos nós que lhes vamos ensinar coisas e quando damos por ela, são eles que nos ensinam a nós! Grande xi! :)

      Eliminar
  2. Que coisa boa, Lídia! Caramba, a vida muda mesmo num ápice, e é tão bom que estejas a ter uma oportunidade para crescer assim :)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muda mesmo! A mudança pode custar de vez em quando, mas recompensa tanto! Beijocas!

      Eliminar
  3. Que bom que está tudo a correr bem, mesmo sendo algo completamente diferente do que imaginavas. Etou a gostar muito de ler a tua experiência fora daqui. As fotografias (e os pinguins) estão adoráveis :)

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada! Está a ser uma aventura a todos os níveis! Beijinho!

      Eliminar
  4. Tinha obrigatoriamente que visitar o teu blog quando vi que estavas a fazer SVE :D É algo que espero mesmo conseguir fazer ainda em 2017! Por isso, podes crer que vou ler tudo o que por aqui tens escrito e o que ainda irás escrever. Há tão pouca informação sobre uma experiência de SVE que um blog é mesmo uma ideia fantástica de partilha! :) Boa sorte e que tudo corra bem. Eu vou continuar por aqui :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, não sabes como fiquei feliz ao ler o teu comentário! Então? Já te candidataste? :) Obrigada! Beijoca e xi enorme! :D

      Eliminar